domingo, 8 de dezembro de 2013

8 de Dezembro - Solenidade da Imaculada Conceição de Maria

Salve Maria juventude!!!!!

Dia oito de dezembro data muito especial, dia da Imaculada Conceição de Maria!!! É o dia em que celebramos o dogma católico(verdade de fé, fato a se crer), que diz que Maria foi desde o início de sua existência concebida sem mácula(do latim, mancha), ou seja sem aquilo que chamamos de 'pecado original'. Também professa que durante toda Sua vida nunca cometeu nenhum tipo de pecado.

***

O que é o pecado original?

Quando falamos em pecado original, nos referimos ao pecado que dá origem a todos os outros, ou se preferir, o resumo de todas as nossas falhas. Este pecado é o que podemos dizer de pecado da 'autossuficiência', ou seja, querermos ser como Deus. Isso por que na história da Criação, no Livro do Gênesis(3, 9-15) vemos que o inimigo, travestido de serpente, seduz a mulher a desobedecer o Criador, e ainda a convence de que é possível e prazeroso ser como Ele e ela leva o homem a fazer o mesmo(assim como fez o próprio demônio que foi expulso dos céus, ele nos incita a fazer com que cometamos o mesmo erro).


Dizer que o anseio por ser autossuficiente origina a todos os pecados, é dizer que pecamos pois buscamos sermos felizes de forma vã, sem a presença do Senhor. Nossos pecados negam a onipotência do Pai e rejeitam Seu amor por nós.


***

Por que cremos que Maria é Imaculada?






Pela lógica. Você deve se preguntar: Pela lógica? Sim, afinal não teria lógica Deus enviar seu anjo mensageiro, Gabriel, a Maria e este a saudar: Salve(Ave) Maria, Cheia de Graça, O Senhor é Convosco(Lc 1,26), caso ela fosse uma pecadora. Também não teria sentido, Deus se personificar humano, no corpo de uma 'mulher qualquer'(infelizmente é assim que muitos incrédulos a tratam) sendo Ele, o Ser Perfeito.

Era necessário uma exceção a regra, alguém que tivesse um privilégio especial para ser digna de tamanha honra(conceber o Salvador). O privilégio no caso, nascer sem mácula, para ser nosso exemplo para não pecar e nos guiar aquele que é o inverso do pecado, nos conduzir a Graça Divina. 

Eva nos conduziu ao pecado, à mancha da nossa alma. Maria nos conduz a Salvação, a sermos imaculados ao exemplo dela.

Fica aí esse vídeo explicando um pouco mais sobre a Imaculada Conceição de Maria, pelo professor Felipe Aquino, é um vídeo que apesar de feito por um teólogo(e dos bons!!!) tem uma linguagem simples e clara:




SALVE MARIA!!!














"A JESUS POR MARIA"


Reuniões: JAM Assis aos Sábados após a Santa Missa na sala ao lado da Capela da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Capela Cristo Rei após o culto, Conjunto Ivo Muller, Capela São Paulo após o culto, Patrimônio de Silveirópolis;
                 JAM Jesuítas aos Domingos às 19h30min no Centro Catequético da Paróquia Santo Inácio de Loyola;
                 JAM Iracema aos Sábados às 19h30min no Centro Catequético da Igreja São João Batista.
Esperamos vocês lá!!!!