domingo, 6 de outubro de 2013

Outubro - MÊS DO ROSÁRIO

Outubro, mês do Rosário. Dia 7 de outubro dia de Nossa Senhora do Rosário.
Alguém por acaso sabe qual é a origem do Rosário? Muitas vezes tudo que sabemos é que o rosário é um instrumento de oração católico onde manifestamos nossa devoção mariana, e que Nossa Senhora na sua aparição em Fátima, faz o pedido para que o rezemos todos os dias. Mas ficam as perguntas: Como ele surgiu? Porque repetir as mesmas orações tantas vezes? Muito bem vamos aos fatos.

O Santo Rosário surgiu pelas mãos de São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, por volta do século XI. Foi dele a ideia de formular as contas do Rosário como nós conhecemos hoje. Mas não pensem  que ele simplesmente decidiu juntar um 'monte de bolinhas numa linha e mandar que as pessoas repetissem Ave Marias e Pai Nossos ' por pura decisão da cabeça dele, só porque 'ele quis'. Ele recebeu esse pedido lá de cima, da Nossa mãe Maria. Leiam a história abaixo:

São Domingos e o Santo Rosário

Domingos de Gusmão, por meio de suas ardorosas pregações, tentou durante longos anos trazer de volta a Igreja todos aqueles que tinham se desviado da verdade do Evangelho. Porém, os eloqüentes sermões de São Domingos não conseguiam penetrar naqueles corações endurecidos e entregues a muitos vícios.
Domingos intensificou suas orações, aumentou suas penitências, porém pouco ou nada adiantaram seus esforços. As conversões eram raras e de efêmera duração. Vários, por pressão do ambiente, voltavam às práticas de seus erros.
Certo dia, São Domingos saiu de seu convento em Toulouse, no sul da França, decidido a obter de Deus as respostas para tantos fracassos. Entrou na floresta e entregou-se a oração e a penitência, disposto a não sair dali sem as devidas respostas.
Era ele muito devoto de Maria Santíssima e suas preces subiram até o trono do Altíssimo pelas mãos virginais da Mãe de Deus. Após três dias e três noites de incessante oração, quando as forças físicas já quase o abandonavam, apareceu-lhe a Virgem Maria, manifestando seu afeto maternal e sua grande predileção.
- Meu querido Domingos – disse-lhe Nossa Senhora com inefável suavidade – sabes de que meio se serviu a Santíssima Trindade para transformar o mundo?- Senhora – respondeu São Domingos – vós sabeis melhor do que eu, porque depois de Vosso Filho Jesus Cristo, fostes vós o principal instrumento de nossa salvação.- Eu te digo, então – continuou Maria Santíssima – que o instrumento mais importante foi à saudação angélica("Ave Cheia de Graça o Senhor é contigo" Lc 1,28), ou a Ave Maria, que é o fundamento do Novo Testamento e portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza e propaga o meu Saltério (Minha Coroa de Rosas) .São Domingos saiu dali com novo ânimo e imediatamente se dirigiu a Catedral de Toulouse para fazer uma pregação. Assim que Domingos começou a falar, nuvens espessas cobriram o céu e uma terrível tempestade abateu-se sobre a cidade.
São Domingos implorou a misericórdia de Deus e a proteção de Maria Santíssima, e por fim a tempestade acalmou, permitindo-lhe que falasse com toda a alma e todo o coração sobre as maravilhas do Rosário.
Os habitantes de Toulouse arrependeram-se de seus pecados, abandonaram seus erros e começaram a rezar o Rosário. Grande foi a mudança dos costumes na cidade.
Domingos tornou-se o Grande Apóstolo do rosário, e por meio do Rosário, Maria foi a verdadeira vencedora, pois ela reconduziu à fé católica todo aquele povo, salvando a França.
Foi São Domingos que compôs o cordão com as continhas, nas quais se rezavam Pais-Nossos e Ave-Marias, que são as orações evangélicas(que constam no Evangelho).
A reza do Santo Rosário, é uma forma popular de oração meditativa. Assim como faziam os monges da antiguidade quando se retiravam para contemplar os 150 Salmos, a Virgem Maria nos deu este instrumento de devoção para que possamos meditar os mistérios da história da nossa Salvação( que é a história da vida terrena de Jesus e Maria). Como o nome já diz é o ato de oferecermos 'rosas' à Maria (agradecimentos ou pedidos de graças a Deus por meio de Sua intercessão).

Somos convidados a rezá-lo com o máximo de frequência possível, a ponto de meditá-lo todos os dias para que possamos alcançar a Jesus por Maria.

 Neste mês de outubro possamos agradecer a Deus, Nossa Senhora do Rosário e São Domingos de Gusmão por presentear todos os católicos com o Santo Rosário. E lembrem-se: "Peçam a Mãe, que o Filho atende"(João 2:1-11)

SALVE MARIA!!!



"A JESUS POR MARIA"


Reuniões: JAM Assis aos Sábados após a Santa Missa na sala ao lado da Capela da Paróquia Nossa Senhora do Carmo ou na Capela Cristo Rei após o culto, Conjunto Ivo Muller;
                  JAM Jesuítas aos Domingos às 19h30min no Centro Catequético da Paróquia Santo Inácio de Loyola;
                 JAM Iracema  às 19h30min no Centro Catequético da Igreja São João Batista.
Esperamos vocês lá!!!!