sábado, 3 de agosto de 2013

JMJ Rio 2013 - JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - PARTE II


A Mensagem 

(resumo de homilias das duas principais celebrações da JMJ Rio 2013)

Missa de Acolhida

Nosso amado Papa Francisco nos diz a importância de vivermos uma vida virtuosa para estarmos em comunhão com Deus. Ele usa palavras como "bote fé, bote esperança, bote amor", virtudes essas que são essenciais para a felicidade do ser humano. Ele deixa claro que o único caminho para que possamos praticar essas virtudes é estando em plena comunhão com Cristo e que não deixemos que os falsos prazeres mundanos nos seduzam em uma alegria vã e egoísta, para isso nos chama a vivermos o Sacramento da Reconciliação, para que nós possamos nos arrepender verdadeiramente de nossos pecados e comunguemos tanto na Eucaristia como na prática do cotidiano o Corpo de Cristo. E que a exemplo de Maria possamos nos dispor a levá-Lo conosco e dar testemunho da Boa Nova em nossas vidas.


Missa de Envio
A reflexão dessa Celebração Eucarística é um chamado para nós jovens, a levarmos o Evangelho a todas as pessoas, sem medo de servir. Somos chamados a não nos restringir na nossa paróquia ou comunidade ( evangelizar além do JAM, da Pastoral da Juventude, do Ministério Jovem entre outros):
"A fé é uma chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus Cristo é o Senhor da vida e da história (cf. Rm 10,9)."
Jesus não nos pede, mas, ordena nossa ida para transmitir seus ensinamentos, não uma ordem vinda de um sentimento tirano mas sim vinda de seu infinito amor que deseja o bem de todos os nossos irmãos. Sim, TODOS os nossos irmãos. Ele deseja que levemos a Boa Nova para todos aqueles que não conhecem Seu amor e misericórdia, seja onde for ou quando for.
"Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor."
                                                                                                  (Papa Francisco)
O Papa nos incentiva a não termos medo, nos lembrando do profeta Jeremias que ainda muito jovem foi escolhido pelo Senhor para ser Sua voz ao povo e que este temia não ser apto para tão importante missão e nos lembra que não estamos sozinhos:
"quando foi chamado por Deus para ser profeta: «Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo»Deus responde a vocês com as mesmas palavras dirigidas a Jeremias: «Não tenhas medo... pois estou contigo para defender-te» (Jr 1,8)."

Como o próprio Cristo prometeu aos seus discípulos quando fez o mesmo envio a eles que nos é feito agora - "Eu estou com vocês todos os dias (Mt 28,20)" - é válida também essa promessa para nós. Ele nos guia nos mostra o caminho e os meios, nos capacita. Jesus nunca deixa ninguém sozinho!

E lembra-nos que como missionários, discípulos que fazem discípulos temos que ter a consciência de que devemos estar sempre prontos para servir, estarmos a disposição do próximo.

"«Eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível» (1 Cor 9, 19). Para anunciar Jesus, Paulo fez-se «escravo de todos». Evangelizar significa testemunhar pessoalmente o amor de Deus, significa superar os nossos egoísmos, significa servir, inclinando-nos para lavar os pés dos nossos irmãos, tal como fez Jesus."(Papa Francisco)
E por fim fica a mensagem de envio que deve estar presentes em nossos corações:
"...quando Deus envia o profeta Jeremias, lhe dá o poder de «extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar» (Jr 1,10). E assim é também para vocês. Levar o Evangelho é levar a força de Deus, para extirpar e destruir o mal e a violência; para devastar e derrubar as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio; para construir um mundo novo. Queridos jovens, Jesus Cristo conta com vocês! A Igreja conta com vocês! O Papa conta com vocês! Que Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, lhes acompanhe sempre com a sua ternura: «Ide e fazei discípulos entre todas as nações». Amém."(Papa Francisco)

Este foi um pequeno resumo do que foi a JMJ Rio 2013, para você que não foi possa saber o que o Senhor tinha para dizer a juventude do mundo através do Papa. E lembre-se do que dizia São Paulo: "ai de mim se não anunciar o evangelho"(I Coríntios 9:16 )

Ide e fazei discípulos entre todas as nações(Mt 28,19)


"A JESUS POR MARIA"


Reuniões: JAM Assis aos Sábados após a Santa Missa na sala ao lado da Capela da Paróquia Nossa Senhora do Carmo ou na Capela Cristo Rei após o culto, Conjunto Ivo Muller;
                  JAM Jesuítas aos Domingos às 19h30min no Centro Catequético da Paróquia Santo Inácio de Loyola;
              JAM Iracema  às 19h30min no Centro Catequético da Igreja São João Batista.
Esperamos vocês lá!!!!