sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CONGREGAÇÃO MARIANA - PARTE I

SALVE MARIA!!!

Símbolo da Congregação Mariana

É hora de falar da associação de leigos católicos que buscam A JESUS por MARIA, a CONGREGAÇÃO MARIANA.

Por que falar sobre a Congregação Mariana?

A Congregação Mariana é um movimento da Igreja Católica em que os membros buscam alcançar a santificação pessoal através da vida de apostolado. Os congregados(as) se comprometem a fazer tudo em nome de Nossa Senhora, tudo com Ela e por Ela, para assim se chegar a Cristo. A Juventude Mariana, por meio do JAM, é um movimento jovem que visa formar a nova geração de congregados(as) para que assim mais pessoas possam viver esse compromisso de serem devotos de Maria.

Apresentação


As Congregações Marianas são associações religiosas públicas,de âmbito nacional, reconhecidas pela CNBB(Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil)



A primeira CM(Congregação Mariana) do mundo surgiu em Roma em 1563 fundada pelo padre jesuíta Jean Leunis, professor do colégio Romano, propondo aos alunos uma vida cristã fervorosa e de trabalho apostólico e uma especial devoção a Virgem Maria. Esta posteriormente recebeu do Vaticano o título de Prima Primaria(a Primeira de todas). Com o decorrer dos tempos as CCMM(Congregações Marianas) passam a se disseminar pelo mundo.

A Congregação Mariana é uma associação pública, formada por leigos católicos, que procuram seguir melhor o Cristianismo através de uma vida consagrada à Mãe de Deus, a Virgem Maria.

"Santidade e apostolado" são as metas da congregação para a transformação cristã da sociedade.(1)


Histórico da Congregação Mariana na nossa Diocese

A primeira Congregação Mariana da Diocese de Toledo surgiu em Assis Chateaubriand com incentivo dos padres Dante Possamai e Lino Beal em 26 de julho de 1964. Em 10 de agosto de de 1976 é fundada a FECOMTO(Federação Diocesana das Congregações Marianas de Toledo). Nossa federação tem sede na cidade de Assis Chateaubriand e recebe apoio da Matriz Nossa Senhora do Carmo, tendo como presidente Hermes  da Silva Tavares e como assistente o Pe. Nelton Hemkemeier.

Hoje contamos com CCMM em Guaíra, Terra Roxa, Vera Cruz, Ouro Verde do Oeste, Assis Chateaubriand, Toledo, Jesuítas.
Dia do Congregado Mariano em Jesuítas - 2012


Mística da Congregação Mariana

As Congregações Marianas, como nos revela o nome, são depositárias de uma espiritualidade acentuadamente mariana, reconhecendo na Mãe de Deus e da Igreja, o modelo mais perfeito a ser seguido e imitado, afim de se alcançar o ideal cristão. Observando em Maria a prática da humildade, da piedade e da generosidade e que por meio dela podemos chegar a Cristo, amando e servindo ao próximo como Ela fez e faz.

Fim da parte I

Nos próximos artigos desse tema será abordado o que é e como ser um Congregado Mariano e sobre suas obrigações como tal, o significado dos nossos símbolos e nossos instrumentos de devoção e a relação do JAM com a CM. E lembrem-se...

A JESUS POR MARIA


SALVE MARIA

Autora: Andressa Bilha Cruz(Coordenadora do JAM Assis Chateaubriand).

Fontes: Livro As Congregações Marianas do Brasil
              Site Jesuítas Brasil

         Andressa Bilha Cruz(Jamista desde 2006 e Coordenadora da Juventude de Ação Mariana de Assis Chateaubriand).


Reuniões: JAM Assis aos Sábados após a Santa Missa na sala ao lado da Capela da Paróquia Nossa Senhora do Carmo 
                  JAM Jesuítas aos Domingos às 19h30min no Centro Catequético da Paróquia Santo Inácio de Loyola. 

Esperamos vocês lá!!!!


PS: Qualquer dúvida ou sugestão podem ser colocados nos comentários abaixo