quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SALVE MARIA

Olá !!!

Você já percebeu aqui no blog e também em conversas com Jovens e Congregados Marianos, a expressão ''Salve Maria''. Ao ouvir essa frase parece óbvio o que ela quer dizer, mas talvez você não saiba o porque nós da Juventude e da Congregação Mariana a utilizarmos.

Depois de pesquisar na Internet acabei descobrindo um outro blog mariano que explicava o sentido dessa nossa saudação, então aí vai: 


Com relação à origem do cumprimento, foi inicialmente usado por congregados do Rio de Janeiro na década de 1920. Usava-se "Ave, Maria!" e depois foi traduzido e oficializado para “Salve, Maria”. A partir daí, entendemos que o significado do nosso cumprimento é exatamente a saudação do anjo Gabriel à Virgem Maria, quando anunciou que ela seria a mãe do Salvador (Lc 1, 28). “Ave Maria” (ou “Salve Maria”) significa “Alegra-te Maria”. E o significado dessa saudação tem uma profundidade imensa. O papa João Paulo II, na encíclica Rosarium Virginis Mariae (O Rosário da Virgem Maria), explica que as palavras do anjo exprimem a admiração do Céu ao contemplar a Encarnação de Jesus, e exprimem a própria história da redenção, que tem como centro a história de Cristo, passando por todo o sofrimento da Cruz e culminando na Ressurreição, que é o motivo da grande alegria de Maria e de toda a Igreja, pois é este o motivo da nossa fé.Deste modo, quando nos cumprimentamos com um “Salve Maria”, estamos (ou deveríamos estar) nos lembrando da saudação angélica, e consequentemente história da salvação, na qual Maria, com a sua humildade e simplicidade teve um papel de extrema importância. E isso nos lembra que Ela é um exemplo que nós precisamos seguir para levar uma vida santa nesta terra e um dia alcançarmos o céu.(Texto Adaptado)
É isso pessoal e vendo por esse texto conseguimos ver que quando nós saudamos uns aos outros com Salve Maria, estamos de certo modo proclamando uma veneração a Nossa Senhora e louvor a Deus, praticamente uma oração, dando graças pelo SIM de Maria e pela nossa redenção através de seu filho Jesus. E ao mesmo tempo é um claro reforço da nossa identidade de Cristãos Marianos

Por isso a importância dessa nossa saudação que por sinal é linda!!!

Então 


''A JESUS POR MARIA''

Reuniões do JAM Assis todos os sábados após a Santa Missa na sala ao lado da Capela da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.


Fonte: Ideias Marianas